O amperímetro é um instrumento de medida utilizado para detectar a intensidade da corrente elétrica em um condutor elétrico. Existem amperímetros analógicos com ponteiros e uma escala numérica no qual o operador deve interpretar o valor em função da posição do ponteiro para fazer a leitura. Existe também amperímetros digitais onde a leitura é realizada através de um diplay numérico sem a necessidade de interpretação do ponteiro, amperímetros digitais necessitam de alimentação externa para funcionar o que pode ser empecilho a sua utilização.
Os amperímetros digitais são mais modernos e tem suas vantagens, mas ainda assim os amperímetros analógicos são utilizados até hoje e tem uma característica muito apreciada por engenheiros, técnicos, makers, estudantes e hobbistas experientes, que é a possibilidade de detectar variações na corrente no condutor, porque se alguma variação ocorrer o ponteiro oscilará indicando a variação, enquanto que nos amperímetros digitais a variação não pode ser detectada rapidamente porque geralmente os circuitos de conversão de sinais analógicos para digitais dos amperímetros são mais lentos, então a corrente varia, subindo e descendo e o número do display não estabiliza e assim não se consegue saber qual o valor que a corrente realmente alcançou.
O amperímetro para funcionar deve ser inserido em série com a carga, de modo que a mesma corrente que circula no circuito circule também no amperímetro, isso pode ser um problema em alguns circuitos porque amperímetro influencia o circuito por ser também uma carga, por isso é desejável amperímetros que influencie m menos no circuito monitorado.
Amperímetros com corrente maiores necessitam de fios mais grosso para suportar as correntes maiores e por isso necessitam de mais materiais para serem fabricados e que os tornam mais caros, mas se for necessário medir uma corrente alta do que o amperimetro que sem em mãos ou não se deseja gastar mais em um amperímetro com capacidade maior pode-se optar por uma técnica utlizada por engenheiros que é a utilização de um resistor de shunt.
O resistor de shunt é um resistor que é ligado em paralelo com o amperímetro para dividir a corrente que passa pelo amperímetro, então dessa forma a capacidade do amperímetro não é extrapolada e a medição ocorre sem problemas, bastando apenas que seja alterada a escala de leitura do amperímetro para os valores adequados.
Como o amperímetro é inserido em série com o circuito eletrônico ele acaba interferindo no próprio circuito, por isso ao se comprar um amperímetro é importante que se opte por um que interfira menos.