O que é um ferro de solda?
Ferro de solda é uma ferramenta utilizada para soldagem de materiais metálicos com solda formada por uma liga e chumbo e estanho em formato de fio ou barra. Os componentes eletrônicos são os mais soldados com ferros de solda, mas também pode-se soldar chapas metálicas galvanizadas.
Existem ferros de soldas com aquecimento a fogo e elétricos aquecidos com resistências. Entenda as diferenças de cada modelo.
Ferros de solda a gás com aquecimento por fogo.
Existe dois modelos de ferros de solda com aquecimento a fogo, os ferros de solda a gás para uso na elétrica e eletrônica e os ferros de soldas de maçaricos para soldar grandes superfícies metálicas.
Ferro de solda a gás para uso na eletrônica e elétrica
Os ferros de solda a gás são portáteis, não necessitam de energia elétrica para serem aquecidos, não tem fios , nem necessitam da rede elétrica, por isso são muito úteis quando precisa-se soldar algo e não tem uma tomada perto ou não se deseja puxar uma extensão para fazer uma solda rápida.
Ferros de solda a gás como os modelos fornecidos pela fabricante Hikari são leves, pequenos, compactos, substituem muito bem os ferros de soldas elétricos, porque as pontas são finas o suficiente para fazerem boas soldas, e o consumo de gás não é grande, o que não incomoda para pequenos reparos eventuais.
Um uso bom desse tipo de ferro de solda a gás, e soldar algum fio do som no carro, consertar alguma placa de iluminação a led que são muito comuns nos carros mais modernos ou em algum circuito de painel solar isolado da rede elétrica.
Um modelo desse tipo de ferro pode ser visto na figura abaixo.
Ferro de solda a gás, para uso na elétrica e eletrônica, portátil, não necessita de rede elétrica.
Maçarico a gás com ferro de solda para uso na construção civil
Um outro tipo de ferro de solda a gás que também tem o aquecimento a fogo, é portátil e não necessita ser conectado na rede elétrica é o ferro de solda acoplado a maçarico, só que nesse caso a vantagem com relação ao modelo de ferro de solda a gás e até os ferro de solda elétrico não é a portabilidade nem a leveza e sim a potência, é um modelo robusto, e como é aquecido por maçarico e chega a temperaturas bem altas.
A desvantagem é que tem dimensões grandes, são mais pesados, necessitam de botijões de gás que também tem um peso considerável e ainda necessitam ser recarregados em algum momento.
Esse tipo de maçarico com ferro de solda é utilizado para soldar materiais metálicos grandes que dissipam muito o calor do ferro de solda e por isso precisam de bastante calor, um exemplo é a soldagem de chapas galvanizadas, calhas de telhados, um exemplo desse modelo pode ser visto abaixo.
Ferro de solda aquecido por maçarico, robusto, para soldar chapas metálicas.
Ferros de solda elétricos
Existem os ferros de solda elétricos de baixa potência para uso na eletrônica, os machadinhos, pistolas de soldas e estanhadores que chegam a temperaturas bem altas.
Ferro de solda elétrico de baixa potência
Na eletrônica que é formada por principalmente por componentes eletrônicos e esses devem ser soldados nas ilhas das placas de circuito impresso, o ferro de solda é indispensável. E como os componentes eletrônicos, ilhas e trilhas das placas muitas vezes tem dimensões pequenas e não necessitam de tanto calor para serem soldados pode-se utilizar ferros de soldas com potências mais baixas, porém ferros de solda com potências mais altas também podem ser utilizados por técnicos experientes.
Sabemos que quanto mais tempo o ferro de solda fica encostado na área soldada mais calor é transferido para o material, no caso de componentes se demorar muito pode-se danifica-los, e no caso das ilhas e trilhas pode-se descola-las da placa, estragando a placa, por isso costuma-se utilizar ferros de solda com potências entre 25W e 40W.
Valores mais altos podem ser utilizados por técnicos experientes que tem a consciência que se demorar muito vão estragar os componentes soldados ou que necessitam de mais temperatura.
Obs: Não vamos aqui dizer que um ferro pode ou não ser utilizado, cada pessoa trabalha como gosta e com as ferramentas que tem. Se alguém esquentar um prego na fogueira vai conseguir realizar algumas soldas também, lógico que ninguém vai trabalhar assim ,as se estiver no meio do nada é uma maneira de tentar resolver, então quem somos nos para dizer o que cada pode e consegue fazer com as ferramentas que tem não é?
Nosso intuito aqui é apenas tentar explicar as diferenças e mostrar os ferros de solda mais utilizados e conhecidos para quem quer comprar um e não tem ideia de qual escolher, mas o gosto, necessidade e habilidade de cada um é que vai determinar qual ferro será utilizado.
São encontrados no mercado ferros de solda com potências de 8W a bateria e de 25W até 180W para ligar na rede elétrica, mas para soldar componentes eletrônicos os mais comuns são os de 25W a 40W, valores mais altos podem ser necessários para soldar terminais mais robustos ou áreas maiores. Se quiser soldar um fio em uma caixa de ferro vai precisar de um ferro de solda bem potente.
Pistola de solda é um tipo de ferro de solda que tem suas vantagens e desvantagens e por isso tem o seu lugar na caixa de ferramentas do técnico. Apesar de ser mais pesada e ter um volume maior é uma boa opção ter uma de reserva, porque esquenta e esfria mais rápido e pode ser utilizada para soldagens não se necessite de tanta precisão. Para soldagens de peças miúdas como componentes eletrônicos em SMD, o melhor é uma estação de retrabalho ou um ferro de solda com a ponta bem fina.
A Hikari uma das maiores fornecedoras de pistolas de solda no Brasil tem modelos de pistolas de solda com potências de 40W, 45W e 55W, outros fabricantes oferecem modelos para outras finalidades que podem chegar até 750W.
Na elétrica residencial e comercial que é o que mais vemos no dia a dia, não se vê técnicos utilizando tanto ferros de solda como na eletrônica, porque os terminais que poderiam ser soldados são crimpados. Na industria e outros locais que trabalham com altas tensões e os fios e terminais são bem robustos, talvez se utilize terminais soldados, mas isso fica para quem pode explicar o que não é o nosso caso.
Ferro de solda a bateria é portátil, leve e não necessita de rede elétrica para funcionar. | Ferro de solda utilizado na eletrônica, tem baixa potência para não danificar os componentes e circuitos
|
Ferro de solda elétrico de média e alta potência
Ferros de solda do tipo machadinho e pistolas de solda, e estanhadores são ferramentas para soldagem de média e alta potência utilizados na elétrica para soldar terminais em cabos de cobre de grande bitolas, como por exemplo na confecção de caixas de distribuição de energia ou mesmo para se soldar algumas chapas metálicas que a temperatura do ferro de solda de potência baixa não seja suficiente para aquecer e não necessite de alto tão bruto como um ferro de solda de maçarico.
Veja abaixo um exemplo de ferro de solda tipo machadinho e pistolas de solda da Hikari e um estanhador. Pode-se perceber que o que muda da pistola de solda e o estanhador na prática basicamente é a potencia e o nome mesmo.
Ferro de solda tipo machadinho
|
Pistola de solda Hikari |
Estanhador |
Ferramentas utilizadas para soldagem de materiais que necessitam de temperaturas maiores que as fornecidas por ferros de soldas.
Qual ferro de solda comprar?
Com as explicações acima pode-se perceber as diferenças que exitem ente os ferros de baixa e alta potência com aquecimento elétrico e a gás, cabe a cada um ver como e onde será utilizado, mas particularmente para uso na eletrônica, existem ferros de 25W a 70W e alguns podem ter dúvidas qual comprar.
A questão da potência também deverá ser avaliada o que se pretende soldar mesmo dentro a área de eletrônica. Se deseja-se soldar um fio em uma caixa metálica de algum equipamento eletrônico para fazer algum tipo de aterramento, um ferro de solda bem potente será necessário, poderia ser um 60W, 70W ou mais não é possível saber, mas se o uso é apenas para soldar os componentes eletrônios na placa, um ferro de 30W já é suficiente.
Técnicos mais experientes gostam de ferros mais potentes para soldar rápido talvez até um ferro de 40W, já os iniciantes que deixam os ferros encostados muito temo nos terminais dos componentes ou ilhas devem optar por ferros com menos potências com por exemplo ferros de 25W para não estragar o componente e/ou a placa por aquecimento excessivo.