Impressora 3D é um equipamento eletrônico que permite a criação de peças plásticas através da deposição de sucessivas camadas de plastico no estado líquido, muito utilizada para prototipagem rápida de peças mecânicas na industria.
Peças plásticas são fabricadas em grande escala através de injeção de plástico na estado líquido em moldes com os formatos das peças. Esses moldes são grandes blocos de ferros, pesados e caros, com uma liga de aço bem dura alterados somente em ferramentarias e se não se utilizassem alguma outra técnica artesanal de fabricação de peças e protótipos a injeção em moldes seria a unica maneira de se conseguir peças de plástico para testes.
Se algo desse errado no projeto o molde deveria ser modificado gerando mais custos e perda de tempo. E se muitas alterações fossem necessárias poderia ser inviável alterar o molde podendo até perde-lo aumentando ainda mais os custos.
Com a chegada das impressora 3Ds esse processo acelerou e ficou muito mais seguro, porque modelos gerados em computador, agora poderiam ser exportados para impressoras e peças equivalentes poderiam ser criadas em horas, se algo não desse certo, refazia-se o modelo no computador, imprimia-se outros protótipos plásticos, e assim sucessivamente até se obter o resultado final desejado e só depois disso o molde seria fabricado, minimizando muito os riscos de necessidade de alterações nos moldes.
O acabamento e resistência de peças construídas em impressoras 3Ds não são iguais as conseguidas diretamente na injeção, mas tem qualidade razoável para resolver a maioria das necessidade de protótipos.