Motor de passo, ou motor de passos é o nome dado a um tipo especial de motor elétrico que não gira sem parar só por estar energizado como um motor elétrico comum. O nome motor de passo não é atoa, o motor trabalha passo após passo e cada passo depende de uma ligação das bobinas específica para funcionar.
Quando se energiza o motor de passo corretamente ele da um passo com o ângulo pré determinado pelo fabricante e/ou pela ligação que foi realizada nesse motor, e para um novo passo, é necessário energizar os bobinas em uma nova sequencia específica para girar mais um pouco, ou seja dar um passo, e assim sucessivamente enquanto for necessário para completar uma ou mais voltas.
Enquanto um motor DC fica girando enquanto tem tensão nos fios, e gira ainda mais um pouco quando se retira a tensão devido a inercia, o motor de passo necessita de sucessivas mudanças de tensões para girar e para quase que imediatamente quando se cessam os passos.
O motor de passo tem muita precisão porque a quantidade de passos por volta que o motor gira é pré determinada pelo fabricante geralmente de 3 a 72 passos, por isso também se especifica o ângulo no motor porque quanto maior o ângulo menos passos para uma volta é necessário. Esse deslocamento em passos com ângulos determinados permite um posicionamento adequado para equipamentos de precisão como robôs, CNCs, ploters, impressoras térmicas, jato de tinta, laser, 3D, etc...
Mesmo que após o passo a tensão permaneça no motor ele não gira mais, um novo passo requer una nova combinação de tensões de acordo com o modelo do motor e a tabela de sequencias estipulada pelo fabricante.O controle pode ser realizado por drivers específicos para essa finalidade ou algum outro que suporte as correntes do enrolamento do motor, já a sequencia pode ser por circuitos integrados simples, ou por microcontroladores. Os passos também pode ser alterados com jogadas de software ou circuitos eletrônicos para se obter meio passo e até micro passos dependendo também do motor e do driver.