O que é um porta fusível?
Um porta fusível é um componentes elétrico para conexão de um fusível ao um circuito elétrico ou eletrônico de uma maneira que permita uma conexão simples do fusível, existe modelos para soldagem na placa e em painel, ambos modelos permitem facilitam a manutenção com segurança. Eletricamente pode se dizer que o porta fusível é um componente "desnecessário", porque não interfere no funcionamento elétrico do circuito, não muda a tensão, não muda a corrente elétrica, não insere nenhuma resistência significativa, indutância, capacitância, reatância, etc..., mas é muito importante e realmente necessário para um circuito elétrico ou aparelho eletrônico de qualidade, para que o operador possa trocar rapidamente o fusível sem correr nenhum risco de segurança.
Se não existisse um porta fusível não teria como trocar o fusível danificado rapidamente pelo lado externo da caixa do aparelho eletrônico ou um painel elétrico, teria que abrir, porque o fusível não poderia ficar exposto, porque em muitos casos funciona com tensão da rede elétrica e poderia causar um choque em quem encostasse. E se o porta fusível fosse do tipo soldado em placas de circuito impresso facilitaria muito porque não precisa usar fusível soldado.
Muitos aparelhos não tem porta fusível externo por diversos motivos, pode ser porque o fusível tem uma frequência de troca pequena, pode ser para diminuir o custo de fabricação, por causa das dimensões ou até estética, tudo vai depender do que foi projetado com base na funcionalidade, beleza, segurança, economia, etc..
O que é necessário saber para comprar um porta fusível?
O mais importante para saber ao comprar um porta fusível o tipo, tamanho e corrente que depende do fusível que será utilizado.
A corrente é especificada em amperes, com a letra A cada aparelho tem o seu fusível específico, e deve utilizar um porta fusível que comporte essa corrente elétrica, e não pode se comprar um porta fusível que suporte corrente menor do que será utilizada, pode ocorrer uma sobrecarga nos contatos, aquecer e na teoria até pegar fogo se o material do porta fusível não for anti chama com um baquelite.
Até hoje nunca ouvimos ninguém dizer que o porta fusível que derreteu e pegou fogo, mas pode acontecer, por isso não se deve fazer testes sem saber o que se esta fazendo, sempre utilize porta fusíveis corretos.
Com relação aos tipos para eletrônica são diversos, tem redondos, quadrados, retangulares, para uso na rede elétrica, automotivo, uso interno, uso externo, etc..., e o tamanho é relacionado ao fusível que será utilizado