Terminais são componentes utilizados na eletrônica e elétrica para fornecer uma conexão eficaz entre um cabo e um circuito elétrico ou eletrônico. São fabricados com materiais condutores e as conexões podem ser através de fixações em parafusos ou pressão diretamente em conectores e/ou outros terminais fêmeas ou machos.
Os terminais fornecem uma conexão mais segura porque impedem ou dificultam que o cabo se solte, fornecem também uma conexão eficaz melhorando o contato elétrico entre as partes e aumentando a vida útil dos cabos.
Terminais fixados nas pontas dos cabos e aumentam a vida útil desses cabos porque são mais resistentes a pressão dos parafusos dos conectores, sem os terminais os parafusos esfregam e torcem os cabos podendo até quebra-los e solta-los.
Utilize sempre terminais apropriados conforme as recomendações dos fabricantes para que o terminal não se desprenda do conector, porque existem diversos modelos para diversas finalidades.
Muitas vezes pode-se fazer conexões sem o uso de terminais parafusando os fios diretamente nos bornes outras vezes o uso de terminais é praticamente obrigatório, o uso vai depender de cada projeto e das especificações dos fabricantes.
Pode-se encontrar no mercado terminais fêmeas, machos, para alojamentos, isolados, sem isolação, em formato de pino maciço redondo, maciço quadrado, tubular, garfo, olhal e ainda muitos outros, a escolha depende diretamente da necessidade de cada projeto e do que é permitido pelas normas técnicas, principalmente quando o uso é na elétrica.
Os terminais são utilizados em bornes, conectores, disjuntores, contadores, relés, e até em outros terminais.
Para se comprar terminais precisa-se analisar onde será conectado, se necessita de isolação ou não, qual corrente suporta, qual o tipo de conexão, etc...